PASTOR CELSO SOARES NETO

PASTOR CELSO SOARES NETO
CONTATOS E PEDIDOS DE ORAÇÃO- CELSOSOARESNE@YAHOO.COM.BR FONE-(031)-3395.2392 / 8617.8267

RADIO

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estudo sobre Pentecostalismo


Estudo sobre Pentecostalismo

O AVIVAMENTO NA RUA AZUSA:
O MOVIMENTO PENTECOSTAL COMEÇA NOS ESTADOS UNIDOS
1. PRECURSORES
1.1 JOSEPH  SMALE
Inglês, estudou  na escola de pregadores de Spurgeon, pastor da Primeira Igreja Batista de Los Angeles.
Ao saber das notícias do avivamento no País de Gales, ausentou-se de seu púlpito para observar o fenômeno e obter informações de primeira mão.
Retornou à Los Angeles disposto a buscar um avivamento semelhante ao que presenciara para o que empreendeu uma intensa jornada de oração. Promoveu reuniões nos lares as quais eram adjetivadas pela espontaneidade e liberdade na adoração. Membros das mais diversas denominações tinham permissão para pregar e dar testemunhos.
Insatisfeitos, os membros mais antigos da Primeira Igreja Batista manifestaram descontentamento o que levou Smale a renúncia. Ele e alguns membros deixaram a igreja Batista e fundaram a Primeira Igreja Batista do Novo Testamento. Os crentes mais antigos da igreja foram duramente acusados. “Mas que posição horrível para uma igreja assumir: colocar Deus para fora” (Frank Bartleman).
1.2. O AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES – 1904
O autor inclui o avivamento no País de Gales, posteriormente Londres até abarcar toda a Inglaterra como legitimas manifestações cujo apogeu se deu no movimento da Rua Azusa.
O autor destaca como fundamental neste Avivamento o desempenho de Robert Evans, 26 anos (1878-1951), e afirmando que de todo o mundo vinha assistir as reuniões dirigidas por ele.
Nas primeiras semanas do avivamento, muitos testemunhavam terem sido batizados no Espírito Santo. A experiência era acompanhada de ritos, risos e danças, gente caindo ao chão por não resistir ao poder, lágrimas copiosas e elocução em línguas estranhas. Nas reuniões, era comum as  pessoas “caírem no poder” e ficarem prostradas por horas.
1.3. CHALES FOX PARHAM (1873-1829)
Conhecido como formulador da doutrina pentecostal. Nasceu em Iowa, teve uma juventude sofrida com a saúde debilitada e a perda da mãe quando tinha 13 anos de idade.  Nesta ocasião “nasceu de novo” pelo ministério da Igreja Casa Congregacional.
Entendendo que foi chamado para ministério começou seus estudos numa escola Metodista, também decidiu servir a Deus como médico.
Quando começou estudar medicina, foi acometido por enfermidades, dando inicio a uma batalha contra a febre reumática. Doente, estudando as curas realizadas por Jesus, entendeu que: Jesus poderia curá-lo e que o Diabo estava tentando impedi-lo de ingressar no ministério, induzindo-o ao estudo da medicina, e que sua enfermidade, era o castigo de Deus por seu pecado.
Abandonou a medicina, mas, não foi completamente curado: ficou com seqüelas nos artelhos e mal podia andar, tendo que usar muletas ao retornar à escola. Pouco tempo recebeu uma revelação segundo o qual o ensino institucional seria um empecilho ao ministério o que o levou a abandonar a escola.
É considerado o primeiro a desenvolver o argumento teológico de que as línguas são sempre a evidência inicial de que uma pessoa recebeu o batismo com o Espírito Santo o qual era o único meio do crente escapar da grande tribulação.
Deixou a igreja metodista para se tornar pregador independente do movimento de santidade.  Implantou várias missões de ensino e cura, todas operando com base na fé, porém nenhuma delas bem sucedida.
Em 31/12/1900 uma de suas alunas, Agnes N. Ozman, pediu para que lhe impusesse as mãos e orasse para que ela recebesse o Batismo com Espírito Santo. Esta experiência foi descrita por Parham da seguinte forma:
Impus as mãos sobre ela e orei. Eu mal havia completado três frases quando a glória desceu sobre ela. Uma auréola luminosa parecia envolver sua cabeça e seu rosto, e ela começou a falar em Chinês. Durante três dias não conseguiu falar uma só palavra em Inglês. Ela tentou escrever em inglês para assim nos contar a experiência, mas só escrevia em Chinês.
(Glossolália – Não obstante, não houve quem interpretasse)
Nas reuniões daqueles dias 21 idiomas foram falados.
Começou ensinar então, que nenhum missionário cristão tinha necessidade de aprender outra língua. Precisava apenas receber o batismo com o Espírito Santo e seria capacitado a falar em qualquer idioma que se fizesse necessário.
Munido de uma doutrina e de uma experiência iniciou um circuito de avivamentos que se estendeu por 04 anos. A princípio não foi bem sucedido e a maioria de seus seguidores o abandonou.
Em 1905, estabeleceu uma outra escola bíblica do tipo “obra de fé” em Houston, Texas. A escola tinha cerca de 20 alunos, entre eles Willian J. Seymour.
2. A SITUAÇÃO DAS IGREJAS EM LOS ANGELES EM 1906
Em 1885, os membros negros da Igreja Metodista se separaram e fundaram a Segunda Igreja Batista que estava unida teologicamente ao movimento fundamentalista.
Em 1906, Júlia Hutchins, da Segunda Igreja Batista, começou a ensinar  doutrinas Holiness que teve grande alcance na igreja.
Com o crescimento do grupo, o pastor exigiu que a Irmã Hutchins e seus seguidores (09 famílias) deixassem a igreja.
Filiaram-se à Associação Holiness e convidaram William Joseph Seymour para ser o pastor da comunidade.
3. O GRANDE LÍDER DO MOVIMENTO DA RUA AZUSA – WILLIAM JOSEPH SEYMOUR
3.1 Sua origem e formação
Americano, filho de escravos libertos, fez sua profissão de fé na Igreja Metodista, em Indianápolis. Posteriormente, estabeleceu relação com a Igreja de Deus, Indiana, pela qual recebeu a ordenação ministerial.
3.2 De Huston a Los Angeles
Em 1905, foi para Huston e foi convidado  por Lucy Farrow para assumir o pastorado de uma igreja Holiness independente. 
A Pastora (Irmã) Hutchins convidou-o para ir a Los Angeles que foi interpretado por ele como um “chamado divino. Foi para Los Angeles para divulgar o ensino de  Chales Fox Parham  do qual obteve a bênção e apoio financeiro.
3.3 Sua teologia
Seu primeiro sermão com base em Atos 2.4 afirmou categoricamente que o crente que não falava em línguas não havia ainda experimentado o verdadeiro batismo com o Espírito Santo.
O novo ensino incomodou tanto a Irmã Hutchins  que Seymour, ao retornar para o culto da noite, encontrou as portas da missão fechadas com cadeado.
Um ano depois de serem expulsos, expulsaram.
Um pequeno grupo de simpatizantes do ensino de Seymour deixou a Missão Santa Fé com o pastor e assim lançou-o numa trilha independente.
3.4 SEU  MINISTÉRIO NA RUA BONNE BRAE
Começou suas reuniões nas  casas  dos membros simpáticos a sua doutrina, as quais, inicialmente, eram quase exclusivamente freqüentadas pelas “lavadeiras negras”.
Até aquele momento Seymour, tinha um grande impedimento a sua mensagem: não recebera o batismo com o Espírito Santo.
Em 1906, o grupo já era significativo o que levou Seymour a pedir ajuda a Parham, que enviou April Farrow e J. A. Warren para auxiliar no trabalho, a primeira a ser batizada com o Espírito Santo.
Em 09 de Abril de 1906, Seymour foi orar por uma cura divina. O homem que abrigara as reuniões na Rua Bonne contou ao pastor uma visão que tivera na noite anterior, segundo a qual os 12 apóstolos se aproximaram dele lhe explicaram como falar em línguas. Eles começaram a orar e o homem recebeu o batismo com o Espírito Santo.
Reunião noturna deste mesmo dia, Seymour e mais sete outros crentes, em êxtase, falaram em línguas. Uma jovem aterrorizada saiu correndo histericamente, o que chamou a atenção  de toda  vizinhança.
(Notem que já não são idiomas.)
Três dias de reuniões ininterruptas  se seguiram com pessoas caindo no poder e recebendo o batismo com o Espírito Santo. Um lugar maior tornou-se necessário. 
4. O MOVIMENTO DA RUA AZUZA
Foi alugado um edifício com cerca de 900 metros quadrados e providenciaram assento para cerca de 30 a 40 pessoas. Seymour ergueu o púlpito no centro do salão, colocando os assentos em volta.
Na reunião do dia 17 de Abril de 1906 o Los Angeles Times enviou um repórter que dá a seguinte descrição do movimento:
As reuniões são realizadas num barracão caindo aos pedaços [...]. Ali devotos das mais estranhas doutrinas praticam rituais próprios de fanáticos, pregam teorias extravagantes e tentam atingir, com o fervor que lhes é peculiar, um estado de excitação que beira a insanidade. Negros e uma pequena quantidade de brancos compõem a congregação, e a noite os uivos dos adoradores promovem um espetáculo medonho para a vizinhança [...].
Propagandas serviram para a divulgação do movimento e várias missões próximas do movimento perderam tantos membros que tiveram de fechar as portas e se unir ao movimento. Não obstante, vários lideres Holiness posicionaram de forma veemente contrárias ao “movimento das línguas”, a ponto do líder da União Pentecostal bispo Alma White acusá-los de promover adoração ao diabo.
Durante semanas, o final de um culto avançou até o início do culto seguinte, e assim as reuniões se prolongavam ininterruptas pelas vinte e quatro horas do dia.
Ao que parece o ardor inicial foi aos poucos se esfriando sendo que ao no final de 1908 a Missão da Rua Azusa em nada se diferenciava do trabalho de várias outras missões nos Estados Unidos.
5. O REFLUXO DO MOVIMENTO
5.1 CAUSAS
1.  Recusa das comunidades cristãs em aceitar a genuinidade do movimento;
2. Conflitos motivados por raça;
3. Finanças.
Nos primeiros dias de 1911 os cultos da Missão da Rua Azusa eram freqüentados por uma dezena de pessoas.
6. UM NOVO FLUXO – 1911-1912
Chegou à Rua Azuza Wilian Durham com o ensino da “Obra consumada”: Salvação, cura, batismo com o Espírito – tudo consumado na cruz.
O fogo voltou a cair sobre a velha Rua Azusa.
Em 1912 Seymour voltou ás pressas para combater a heresia. Durham levou consigo seus seguidores e implantou uma missão concorrente em outra parte da cidade. O segundo e curto período de pico do avivamento chegava ao fim.
7. OS PEREGRINOS DA RUA AZUSA ESPALHAM-SE PELOS ESTADOS UNIDOS
Diversas igrejas pentecostais foram fundadas e lideradas por cristãos que havia recebido o batismo com o Espírito Santo na Missão da Rua Azusa e depois se mudaram para trabalhar em outras cidades.
7.1 Charles M. Mason – Fundou a Igreja de Deus em Cristo que hoje é a maior denominação pentecostal e a igreja que mais cresce nos Estados Unidos.
Muitos membros das igrejas metodistas, batistas e presbiterianas acatam a mensagem da Rua Azusa e abandonaram suas denominações para se unir a alguma nova denominação pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário