PASTOR CELSO SOARES NETO

PASTOR CELSO SOARES NETO
CONTATOS E PEDIDOS DE ORAÇÃO- CELSOSOARESNE@YAHOO.COM.BR FONE-(031)-3395.2392 / 8617.8267

RADIO

terça-feira, 1 de março de 2011

ANTROPOLOGIA





ANTROPOLOGIA


Dedicatória:

                A todos aqueles que são “nascidos de novo” (João 3), para que possam estar firmes na Palavra, conhecendo as profecias, crendo nelas, observando os sinais dos tempos, para que não sejam “confundidos por Ele na Sua vinda” (1 Jo 2:28), “Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” (1 Pe 2:12). Sabendo, principalmente, que: “... ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará” (Hb 10:37).
                Aos ainda não salvos, com a esperança de que se arrependam e creiam, o quanto antes (Lucas 12:20), no Senhor Jesus Cristo, ÚNICO caminho que leva ao Pai (João 14:6), sabendo que “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12).
                 E, principalmente:

“... ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.
(1Tm 1:17)

 

SOBRE VERSÃO

 

Pastor  Celso Soares Neto, filho de Pedro Maria Filho e Zilda Maria de Jesus, nascido em 15/01/1967, na cidade de Dores do Indaiá/MG a Avenida da Saudade 181 (conhecida com Beco do Cemitério),  onde vivi com meus pais e 14 (quatorze) irmãos, todos filhos de um mesmo casamento. Criado com muito amor e disciplina, também com grandes dificuldades financeiras.

Minha mãe padecia de diversas enfermidades, sendo assim fui praticamente criado por minhas duas irmãs Márcia e Aparecida.

Vim para Belo Horizonte ao 17(dezessete) anos para trabalhar no Banco Mercantil do Brasil, onde trabalhei por 11 (onze) anos, fui criado nesta época por minha irmã Branca e seu esposo Amadeu no qual foram meus segundo pais, de onde sai para casar em 1990.

Já casado passamos 06 (seis) anos sem Jesus em nosso casamento, mas faço menção ao meu cunhado Gerson Lopes Cançado, (in memorian) esposo da minha irmã Maria José, que muito me falava sobre Jesus, dando-me um Novo Testamento cumprindo assim em minha vida a palavra do Senhor que a semente (palavra) lançada não voltará vazia, também a minha amada sogra Maria das Mercês de Souza (in memorian) que tanto orou por mim e minha esposa.

Nos casamos na Igreja Batista do Barreiro, casamento celebrado pelo Pastor Carlos (conhecido como Carlão).

No tempo determinado por Deus, aceitei Jesus na Igreja Pentecostal Jesus é Amor, liderada pela Missionária Nilza, minha mãe na fé. Fui muito auxiliado,  por minha cunhada Mercês Maria, que aliás tem me ajudado espiritualmente até nos dias de hoje. Ao aceitar Jesus fui chamado para fazer parte do quadro de ceifeiros de sua obra, onde fui pastor por 04 (quatro) anos no Bairro Sol Nascente em Ibirité/MG.

Sendo direcionado pelo Senhor vim para Igreja Pentecostal Varões de Guerra, Congregação João Gomes Cardoso, onde permaneço até esta data, sendo pastor dirigente. Fui recebido pelo pastor presidente Ralph A. Assé, que me confiou a liderança desta igreja.


 

FORMAÇÃO TEOLÓGICA E ACADÊMICA


Médio em Teologia

STPMG - Seminário Teológico Pentecostal de MG

Registro: Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas nº 58.306, Livro A, Folha 3 e 4, CNPJ 16.748.089/0001-09

Capelania Cristã

ALACE - Associação Latino Americana de Capelania Evangélica

Registro do diploma: 2º cartório de registro de títulos e documentos de BH, nº 88.4683

Bacharel em Teologia Ministerial

ALACE - Associação Latino Americana de Capelania Evangélica

Registro: nº 11.9760, Lei Federal nº 10.51169, livro A, CNPJ 07.618.054/0001-04, com sede a Avenida Afonso Pena, 262/2009, Centro BH/MG

Registro do Aluno: 0209/05

Registro do diploma: 90.2832, no 2º cartório de registros e documentos/BH

Obs.: Nenhuma destas formações teriam sentido na minha vida se não fosse a presença viva e real do Espírito Santo de Deus no qual sempre agradeço essa dádiva que me foi concedida gratuitamente pela graça no Nosso Senhor e Salvador Jesus, que tributo toda honra, glória e louvor para Ele e por Ele até o fim dos séculos. Amém.


Bacharel em Administração (incompleto)

Instituto J. Andrade de Ensino Superior

Juatuba /MG

Registro do aluno: 11.01723



ANTROPOLOGIA

Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões [1]. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

 

Índice

 

 

 

Divisões e campo

A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos, e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem, a capacidade que ele tem de conhecer-se, nos costumes e no instinto.

Considerações

Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.
Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antigüidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.

História da Antropologia

A construção do olhar antropológico e seus principais debates. Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com "o outro", pensou antropologicamente.

Primórdios

Homero, Hesíodo e os Filosófos Pré-socráticos já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano; ou vendo este impacto como consequência dos caprichos dos deuses, como enumera a Odisseia de Homero e a Teogonia de Hesíodo, ou como construções racionais, valorizando muito mais a apreensão da realidade no dia a dia da experiência humana, como preferiam os Filosófos Pré-socráticos. Foi, sem dúvida, na Antiguidade Clássica que a "medida Humana" se evidenciou como centro da discussão acerca do mundo. Os gregos deixaram inúmeros registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos. Nestes textos nascia, por assim dizer, a Antropologia, e no século V a.C. um exemplo disto se revela na obra de Heródoto, que descreveu minuciosamente as culturas com as quais seu povo se relacionava. Da contribuição grega fazem parte também as obras de Aristóteles (acerca das cidades gregas) e as de Xenofonte (a respeito da Índia).
Entre os romanos merece destaque o poeta Lucrécio, que tentou investigar as origens da religião, das artes e se ocupou da discurso. Outro romano, Tácito analisou a vida das tribos germânicas, baseando-se nos relatos dos soldados e viajantes. Salienta o vigor dos germanos em contraste com os romanos da sua época. Agostinho, um dos pilares teológicos do Catolicismo, descreveu as civilizações greco-romanas “pagãs”, vistas como moralmente inferiores às sociedades cristianizadas. Em sua obra já discutia, de maneira pouco elaborada, a possibilidade do “tabu do incesto” funcionar como norma social, garantia da coesão da sociedade. É importante salientar que Agostinho, no entanto, privilegiou explicações sobrenaturais para a vida sociocultural.
Embora não existisse como disciplina específica, o saber antropológico participou das discussões da Filosofia, ao longo dos séculos. Durante a Idade Média muitos escritos contribuíram para a formação de um pensamento racional, aplicado ao estudo da experiência humana, como é o fez o administrador francês Jean Bodin, estudioso dos costumes dos povos conquistados, que buscava, em sua análise, explicações para as dificuldades que os franceses tinham em administrar esses povos. Com o advento do movimento iluminista, este saber foi estruturado em dois núcleos analíticos: a Antropología Biológica (ou Física), de modo geral considerada ciência natural, e a Antropologia Cultural, classificada como ciência social.

 

O século XVIII

Até o século XVIII, o saber antropológico esteve presente na contribuição dos cronistas, viajantes, soldados, missionários e comerciantes que discutiam, em relação aos povos que conheciam, a maneira como estes viviam a sua condição humana, cultivavam seus hábitos, normas, características, interpretavam os seus mitos, os seus rituais, a sua linguagem. Só no século XVIII, a Antropologia adquire a categoria de ciência, partindo das classificações de Carlos Lineu e tendo como objeto a análise das "raças humanas".
O legado desta época foram os textos que descreviam as terras, a (Fauna, a Flora, a Topografia) e os povos “descobertos” (Hábitos e Crenças). Algumas obras que falavam dos indígenas brasileiros, por exemplo, foram: a carta de Pero Vaz de Caminha (“Carta do Descobrimento do Brasil”), os relatos de Hans Staden, “Duas Viagens ao Brasil”, os registros de Jean de Léry, a “Viagem a Terra do Brasil”, e a obra de Jean Baptiste Debret, a “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Além destas, outras obras falavam ainda das terras récem-descobertas, como a carta de Colombo aos Reis Católicos. Toda esta produção escrita levantou uma grande polémica acerca dos indígenas. A contribuição dos missionários jesuítas na América (como Bartolomeu de Las Casas e Padre Acosta) ajudaram a desenvolver a denominada “teoria do bom selvagem”, que via os índios como detentores de uma natureza moral pura, modelo que devia ser assimilado pelos ocidentais. Esta teoria defendia a idéia de que cultura mais próxima do estado "natural" serviria de remédio aos males da civilização.

 O século XIX

No Século XIX, por volta de 1840, Boucher de Perthes utiliza o termo homem pré-histórico para discutir como seria sua vida cotidiana, a partir de achados arqueológicos, como utensílios de pedra, cuja idade se estimava bastante remota. Posteriormente, em 1865, John Lubock reavaliou numerosos dados acerca da Cultura da Idade da Pedra e compilou uma classificação em que enumerava as diferenças culturais entre o Paleolítico e Neolítico.
Com a publicação de dois livros, A Origem das Espécies, em 1859 e A descendência do homem, em 1871, Charles Darwin principia a sistematização da teoria evolucionista. Partindo da discussão trazida à tona por estes pesquisadores, nascia a Antropologia Biológica ou Antropologia Física

 

 

 

A antropologia evolucionista

Marcada pela discussão evolucionista, a antropologia do Século XIX privilegiou o Darwinismo Social, que considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário, em que as sociedades aborígenes eram tidas como exemplares "mais primitivos". Esta visão usava o conceito de “civilização” para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o domínio de outros povos. Esta maneira de ver o mundo a partir do conceito civilizacional de superior, ignorando as diferenças em relação aos povos tidos como inferiores, recebe o nome de etnocentrismo. É a «Visão Etnocêntrica», o conceito europeu do homem que se atribui o valor de “civilizado”, fazendo crer que os outros povos, como os das Ilhas da Oceania estavam “situados fora da história e da cultura”. Esta afirmação está muito presente nos escritos de Pauw e Hegel.
Teoria
Com fundamento nestas concepções, as primeiras grandes obras da antropologia, consideravam, por exemplo, o indígena das sociedades não europeias como o primitivo, o antecessor do homem civilizado: afirmando e qualificando o saber antropológico como disciplina, centrando o debate no modo como as formas mais simples de organização social teriam evoluido, de acordo com essa linha teórica essas sociedades caminhariam para formas mais complexas como as da sociedade europeia.
Nesta forma de apreender a experiência humana, todas as sociedades, mesmos as desconhecidas, progrediriam em ritmos diferentes, seguindo uma linha evolutiva. Isso balizou a idéia de que a demanda colonial seria "civilizatória", pois levaria os povos ditos "primitivos" ao "progresso tecnológico-científico" das sociedades tidas como "civilizadas". Há que ver estes equívocos como parte da visão de mundo que pretendiam estabelecer as diretrizes de uma lei universal de desenvolvimento.
Mas não se pode generalizar e atribuir as características acima a todos os autores que se aparentaram a essa corrente. Cada autor tem suas próprias nuances. Durkheim, por exemplo, procurou nas manifestações totêmicas dos nativos australianos a forma mais simples e elementar de religiosidade, mas não com o pensamento enquadrado numa linha evolutiva cega: se nossa sociedade era dita mais complexa ele atribuía isso às diversas tendências da modernidade de que somos fruto, e a dificuldade de determinar uma tendência pura na nossa religião, escamoteada por milhares de anos de teologia.
Método
O método concentrava-se numa incansável comparação de dados, retirados das sociedades e de seus contextos sociais, classificados de acordo com o tipo (religioso, de parentesco, etc), determinado pelo pesquisador, dados que lhe serviriam para comparar as sociedades entre si, fixando-as num estágio específico, inscrevendo estas experiências numa abordagem linear, diacrônica, de modo a que todo costume representasse uma etapa numa escala evolutiva, como se o próprio costume tivesse a finalidade de auxiliar esta evolução. Entendiam os evolucionistas que os costumes se demarcavam como substância, como finalidade, origem, individualidade e não como um elemento do tecido social, interdepedente de seu contexto.
 
 
Pensadores
Vale ressaltar que apesar da maior parte dos evolucionistas terem trabalhado em gabinetes, um dos mais conhecidos pensadores dessa corrente, Lewis Henry Morgan, tinha contato com diversas tribos do norte dos Estados Unidos. É absurdo creditar a autores dessa corrente uma compilações cega das culturas humanas, isso seria uma simplificação enorme, ao mesmo tempo que se deixaria de aproveitar esses estudos clássicos da antropologia. e separado por muito tempo

A antropologia difusionista

A Antropologia Difusionista reagiu ao evolucionismo e foi sua contemporânea. Privilegiava o entendimento da natureza da cultura, em termos de origem e extensão, de uma sociedade a outra. Para os difusionistas, o empréstimo cultural seria um mecanismo fundamental de evolução cultural. O difusionismo acreditava que as diferenças e semelhanças culturais eram consequência da tendência humana para imitar e a absorver traços culturais, como se a humanidade possuísse uma "unidade psíquica", tal como defendeia Bastian.
 Representantes e obras

O surgimento da "linhagem francesa"

Com Émile Durkheim começam os fenómenos sociais a ser definidos como objetos de investigação socioantropológica e, a partir da análise da publicação de Regras do "Método Sociológico", em 1895, começa-se a pensar que os fatos sociais seriam muito mais complexos do que se pretendia até então. No final do século XIX, juntamente com Marcel Mauss, Durkhéim se debruça nas representações primitivas, estudo que culminará na obra "Algumas formas primitivas de classificação", publicada em 1901. Inaugura-se então a denominada "linhagem francesa" na Antropologia.

O século XX

Com a publicação, de “As formas elementares da vida religiosa” em 1912, Durkheim, ainda apegado ao debate evolucionista, discute a temática da religião. Marcel Mauss publica com Henri Hubert, em 1903, a obra Esboço de uma teoria geral da magia, aonde forja o conceito de mana. Inicialmente centrada na denominada “Etnologia”, a Antropologia Francesa, arranca, como disciplina de ensino, no “Institut d´Ethnologie du Musée de l´Homme” em Paris, a partir de 1927. No início, a disciplina se vinculara ao Museu de História Natural, porque se considerava a antropologia como uma subdisciplina da história natural. Ainda existia um determinismo biológico, segundo o qual se considerava que as diferenças culturais eram fruto das diferenças biológicas entre os homens.
Nos EUA, Franz Boas desenvolve a idéia de que cada cultura tem uma história particular e considerava que a difusão de traços culturais acontecia em toda parte. Nasce o relativismo cultural, e a antropologia estende a investigação ao trabalho de campo. Para Boas, cada cultura estaria associada à sua própria história. Para compreender a cultura é preciso reconstruir a sua própria história. Surgia o Culturalismo, também conhecido como Particularismo Histórico. Deste movimento surgiria posteriormente a escola antropológica da Cultura e Personalidade.
Paralelamente a estes movimentos, na Inglaterra, nasce o Funcionalismo, que enfatiza o trabalho de campo (observação participante). Para sistematizar o conhecimento acerca de uma cultura é preciso apreendê-la na sua totalidade. Para elaborar esta produção intelectual surge a etnografia. As instituições sociais centralizam o debate, a partir das funções que exercem na manutenção da totalidade cultural.

A antropologia funcionalista

O Funcionalismo inspirava-se na obra de Durkheim. Advogava um estreito paralelismo entre as sociedades humanas e os organismos biológicos (na forma de evolução e conservação) porque em ambos os casos a harmonia dependeria da inter-dependência funcional das partes. As funções eram analisadas como obrigações, nas relações sociais. A função sustentaria a estrutura social, permitindo a coesão, fundamental, dentro de um sistema de relaçoes sociais.
Representantes e principais obras

A antropologia estrutural

A Antropologia Estrutural nasce na década de 40. O seu grande teórico é Claude Lévi-Strauss. Centraliza o debate na idéia de que existem regras estruturantes das culturas na mente humana, e assume que estas regras constroem pares de oposição para organizar o sentido.
Para fundamentar o debate teórico, Lévi-Strauss recorre a duas fontes principais: a corrente psicológica criada por Wilhelm Wundt e o trabalho realizado no campo da lingüistica, por Ferdinand de Saussure, denominado Estruturalismo. Influenciaram-no, ainda, Durkheim, Jakobson (teoria linguística), Kant (idealismo) e Marcel Mauss.
 
 
 
Ideias centrais
Para a Antropologia Estrutural as culturas definem-se como sistemas de signos partilhados e estruturados por princípios que estabelecem o funcionamento do intelecto. Em 1949 Lévi-Strauss publica “As estruturas elementares de parentesco”, obra em que analisa os aborígenes australianos e, em particular, os seus sistemas de matrimônio e parentesco. Nesta análise, Lévi-Strauss demonstra que as alianças são mais importantes para a estrutura social que os laços de sangue. Termos como exogamia, endogamia, aliança, consaguinidade passam a fazer parte das preocupações etnográficas.
Autores e obras

O particularismo histórico

Também conhecida como Culturalismo, esta escola estadunidense, defendida por Franz Boas, rejeita, de maneira marcante, o evolucionismo que dominou a antropologia durante a primeira metade do século XX.
Principais idéias
A discussão desta corrente gira em torno da idéia de que cada cultura tem uma história particular e de que a difusão cultural se processa em várias direções. Cria-se o conceito de relativismo cultural, vendo também a evolução como fenômeno que pode decorrer do estado mais simples para o mais complexo.
Representantes

 

 

A escola de cultura e personalidade

Criada por estudiosas estadunidenses, díscípulos de Franz Boas, influenciadas pela Psicanálise e pela obra de Nietzsche, esta escola concebe a cultura como detentora de uma “Personalidade de base”, partilhada por todos os membros. Estabelece uma tipologia cultural. Haveria culturas: dionisíacas (centradas no extâse) e apolíneas (estruturadas no desejo de moderação); pré-figurativas, pós-figurativas, co-figurativas.
[editar] Representantes

A antropologia interpretativa

Com cerca de vinte livros publicados, Clifford Geertz é provavelmente, depois de Claude Lévi-Strauss, o antropólogo cujas idéias causaram maior impacto na segunda metade do século XX, não apenas no que se refere à própria teoria e à prática antropológica mas também fora de sua área, em disciplinas como a psicologia, a história e a teoria literária. Considerado o fundador de uma das vertentes da antropologia contemporânea - a chamada Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa.
Geertz, graduado em filosofia, inglês, antes de migrar para o debate antropológico, obteve seu PhD em Antropologia em 1956 e desde então conduziu extensas pesquisas de campo, nas quais se fundamentam seus livros, escritos essencialmente sob a forma de ensaio. As suas principais pesquisas foram feitas na Indonésia e em Marrocos. Desiludiu-se com a metodologia antropológica, para Geertz excessivamente abstrata e de certa forma distanciada da realidade encontrada no campo, o que o levou a elaborar um método novo de análise das informações obtidas entre as sociedades que estudava. Seu primeiro estudo tinha por objetivo entender a religião em Java.
Por fim foi incapaz de se restringir a apenas um aspecto daquela sociedade, que ele achava que não poder ser extirpado e analisado separadamente do resto, desconsiderando, entre outras coisas, a própria passagem do tempo. Foi assim que ele chegou ao que depois foi apelidada de antropologia hermenêutica. Sua tese começa defendendo o estudo de "quem as pessoas de determinada formação cultural acham que são, o que elas fazem e por que razões elas crêem que fazem o que fazem".
Uma das metáforas preferidas de Geertz, para definir o que fará a Antropologia Interpretativa, é a leitura das sociedades enquanto textos ou como análogas a textos. A interpretação ocorre em todos os momentos do estudo, da leitura do "texto", pleno de significado, que é a sociedade na escrita do texto/ensaio do antropólogo, por sua vez interpretado por aqueles que não passaram pelas experiências do autor do texto escrito. Todos os elementos da cultura analisada devem portanto ser entendidos à luz desta textualidade, imanente à realidade cultural.
 
 
Idéias centrais
A Antropologia Interpretativa analisa a cultura como hierarquia de significados, pretendendo que a etnografia seja uma “descrição densa”, de interpretação escrita e cuja análise é possível por meio de uma inspiração hermenêutica. É crucial a leitura da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura
Representantes e obras

Outros movimentos

Outros movimentos significativos, na história do século XX, para a teoria Antropológica foram as escolas Cognitiva, Simbólica e Marxista.

Debates pós-modernos

Na década de 80, o debate téorico na Antropologia ganhou novas dimensões. Muitas críticas a todas as escolas surgiram, questionando o método e as concepções antropológicas. No geral, este debate privilegiou algumas idéias: a primeira delas é que a realidade é sempre interpretada, ou seja, vista sob uma perspectiva subjetiva do autor, portanto a antropologia seria uma interpretação de interpretações. Da crítica das retóricas de autoridade clássicas, fortemente influenciada pelos estudos de Foucault, surgem metaetnografias, ou seja, a análise antropológica da própria produção etnográfica. Contribuiu muito para esta discussão a formação de antropólogos nos países que então eram analisados apenas pelos grandes centros antropológicos.
Idéias centrais
  • Privilegia a discussão acerca do discurso antropológico, mediado pelos recursos retóricos presentes no modelo das etnografias.
  • Politiza a relação observador-observado na pesquisa antropológica, questionando a utilização do "poder" do etnógrafo sobre o "nativo".
  • Crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo. A pergunta essencial é:'quem realmente fala em etnografia? O nativo? Ou o nativo visto pelo prisma do etnógrafo?
  • A etnografia passa a ser desenvolvida como uma representação polifónica da polissemia cultural, e nela deveriam estar claramente presentes as vozes dos vários informantes.
 
 
 
 
 
Principais representantes e obras









































O HOMEM (ANTROPOLOGIA)


 
1 Introdução

 
A Palavra Antropologia significa " Estudo do Homem " é uma composição Grega formada de :
 
ANTROPOS =
Homem
LOGOS =
Estudo
 
A Antropologia estuda a história natural do homem, é a ciência que estudo o homem .
 
Há várias ciências que se preocupam em estudar o homem, dentre elas a
 
1.      A Antropologia científica que tem como objetivo estudar o homem por suas características físicas.
 
2.      A Antropologia Religiosa entende que o homem não é apenas um ser vivo ( animal, vegetal, Biologia ) , mas que o homem é um ser Espiritual, é assim deve ser estudado de forma física-espiritual, o que chamamos de Antropologia Religiosa.
 
A Origem do Homem
 
O homem desde a antigüidade vem se preocupando com suas origens, por exemplo:
 
1.      Como nasceu o primeiro homem.
2.      O homem seria uma evolução do macaco.
3.      O homem teria vindo de um outro planeta.
 
Uma outra coisa que a ciência procura descobrir são as características diferentes do homem :
 
1.      A altura
2.      A cor da pele
3.      O cabelo
4.      As diversidades de línguas
 
E procurando respostas para todas estas perguntas, surgiram muitas teorias, onde muitos acreditavam que seus antepassados foram deuses diversos, uns com características totalmente diferentes dos outros, isto explica o porque que muitos povos adoravam tantos deuses estranhos na antigüidade.
 
1.      Os Egípcios
2.      Os Babilônicos
3.      Os Filisteus
4.      Os Gregos
5.      Os Etíopes
 
Dos povos antigos somente os Hebreus não adoravam nenhum animal ou astro celeste, eles se identificavam como povo de Jeová, por possuir um único Deus, invisível, soberano, e criador de tudo, inclusive do homem.
 
Os Hebreus se diferenciavam dos demais povos por possuir sua base de fé nas escrituras sagradas, Ketubiyn, que também se diferencia dos demais escritos antigos, por atribuir a Deus Jeová a criação do homem sendo do pó da terra.
 
 
2 Teorias da origem do Homem
 
 
A) O EVOLUCIONISMO BIOLÓGICO

O Homem é uma raça que evoluiu de organismos unicelulares para o seu estado mas elevado por meio de uma série de transformações biológicas ocorridas a milhões de anos, onde muitos acreditam que o ser humano tinha vida marítima, uma pequena célula, que deu origem a uma outra forma de vida, e com o passar dos anos, foi tomando nova forma de vida até chegar no homem.
 
Outros Antropólogos acreditam que o homem tem sua origem em macaco antropóides atualmente em existência, que ao longo de milhões de anos evoluiu mudando de forma até chegar no seu estado mais elevado que o homem, o que segundo eles, explica a existência do homem das cavernas, que seria uma das fases da evolução do homem.
 
Mas entre as diversas teorias sugeridas pelos Antropólogos evolucionistas, nenhumas delas possui comprovação aceita pela maioria do estudiosos da antropologia, existem sim muitos casos isolados, mas que não oferecem nada de real, e além disso não há descobertas cientificas ou arqueológico para dar sustentação a nenhuma destas teorias.
 
Do ponto de vista teólogo, a bíblia é totalmente contraria a teoria do evolucionismo tanto animal como vegetal, o texto de Gênesis 1:26-27, e 2:7-21-23, é muito clara em afirmar que o homem é fruto da criação de Deus, e de forma alguma seria uma evolução de uma outra espécie, em Gênesis 3:19 o próprio Deus afirma: Do suor do teu rosto comeras o teu pão, até que tornes a terra, porque dela foste tomado pois és pó, e ao pó tornaras. , e mais o Apostolo São Paulo afirma que a carne do homem é diferente da carne de animais I Coríntios 15:39
 
Charles Darwin escreveu a teoria do evolucionismo, tentando provar que o homem nasceu da evolução de uma pequena célula a milhões de anos, e foi evoluindo, passando por diversos tipos de vidas até chegar ao homem, porém esta teoria é muito questionada, mesmo no mundo científico em nossos dias, por isso apresentamos abaixo um resumo sobre sua vida.
 
As idéias gerais da teoria da evolução das espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as bases do evolucionismo subsistem até hoje e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano.
 
Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Shropshire, no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809, em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert Waring Darwin, foi médico respeitado. O avô paterno, Erasmus Darwin, poeta, médico e filósofo, era um evolucionista em potencial, cuja obra mais famosa, a Zoonomia (1794-1796), antecipava em muitos aspectos as teorias de Lamarck.
 
Em 1825 Darwin foi para Edimburgo estudar medicina, carreira que abandonou por não suportar as dissensões. Todavia, interessou-se pelas ciências naturais. Matriculou-se a seguir no Christ's College, em Cambridge, decidido a ordenar-se, embora não tivesse vocação religiosa. Ali se tornou amigo do botânico John Stevens Henslow, que o aconselhou a aperfeiçoar seus conhecimentos em história natural.
 
A viagem do Beagle. Usando sua influência, Henslow conseguiu que Darwin fosse convidado para participar, como naturalista, da viagem de circunavegação do navio Beagle, promovida pelo Almirantado britânico. A 27 de dezembro de 1831, o Beagle deixou Davenport, rumando para o arquipélago de Cabo Verde. Quando chegou às costas do Brasil, aportando na Bahia e depois no Rio de Janeiro, Darwin fez algumas incursões pelo interior. O navio seguiu depois para a Patagônia, as ilhas Malvinas e a Terra do Fogo. Darwin conheceu também as ilhas Galápagos, a Nova Zelândia, a Austrália, a Tasmânia, as Maldivas, toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru, bem como as ilhas Keeling, Maurício e Santa Helena. Desembarcou em Falmouth a 2 de outubro de 1836, depois de quatro anos e nove meses.
 
Essa longa viagem deu a orientação que Darwin imprimiria à pesquisa sobre o tema fundamental de sua obra: a teoria da origem das espécies. Darwin colecionou fósseis e observou inúmeras espécies vegetais e animais, além de assistir a fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. Seu primeiro livro, Journal of Researches into the Geology and Natural History of the Various Countries Visited by H.M.S. Beagle, 1832-1836 (1839; Pesquisas sobre a geologia e a história natural nos vários países visitados pelo H.M.S. Beagle, 1832-1836), resumiu as descobertas que fez na viagem.
 
Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com uma prima, Emma Wedgwood. Após um curto período em Londres, o casal passou a viver em Down, no condado de Kent, devido aos problemas de saúde que Darwin carregaria até a morte. Seu mal, tido por mera hipocondria, foi mais tarde atribuído à picada de um inseto que, durante sua viagem pelos mares do sul, lhe transmitiu a então desconhecida doença de Chagas.
 
A partir das idéias do geólogo escocês Charles Lyell, que explicava as mudanças na conformação da crosta terrestre por meio dos fenômenos observáveis (chuva, rios, vulcões, terremotos etc.), Darwin publicou várias obras de geologia, nas quais tratava de diversos temas: formação e desenvolvimento dos recifes de coral; fenômenos vulcânicos e sísmicos associados a elevações de terras; estratificação de sedimentos; formação de rochas metamórficas devido à pressão das camadas que as cobrem etc. Especialmente importante foi sua explicação sobre a origem de um bosque petrificado dos Andes (que atribuiu a movimentos sucessivos de afundamento e elevação do terreno que o sustentava).
 
Evolução das espécies. Durante a viagem do Beagle, Darwin observou que, à medida que passava de uma região para outra, o mesmo animal apresentava características distintas. Notou ainda que, entre as espécies extintas e as atuais existiam traços comuns, embora bastante diferenciados. Tais fatos levaram-no a supor que os seres vivos não são imutáveis, mas que se transformam uns nos outros.
 
Na base de sua teoria evolucionista, Darwin colocou a luta pela vida, segundo a qual em cada espécie animal existe uma permanente concorrência entre os indivíduos. Somente os mais fortes e os mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se incumbe de proceder a essa seleção natural. Darwin observou que os espécimes botânicos cultivados são bem mais aprimorados do que os que nascem nas matas; observou ainda que os fazendeiros criam reprodutores que apresentam características consideradas mais vantajosas, e que se transmitem por hereditariedade. Essa seleção artificial visa, pois, transmitir a cada nova geração da espécie uma soma de características que permitam, além da melhor adequação ao ambiente, seu aprimoramento progressivo.
 
A princípio, Darwin revelou suas conclusões apenas a um restrito número de amigos, até que, animado por uma carta na qual o zoólogo britânico Alfred Russell Wallace lhe anunciava um trabalho com conclusões semelhantes, preparou um resumo de seu estudo, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (1859; Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida). O livro colocou Darwin no centro de acirradas polêmicas e discussões fervorosas. Um dos grandes defensores e divulgadores da teoria foi o biólogo e naturalista Thomas Henry Huxley. A publicação de mais três livros aprofundou as explicações sobre a teoria da seleção natural.
 
De caráter simples, extremamente apegado à mulher e aos filhos, Darwin dedicou a vida à ciência, apesar da pouca saúde. Sua obra revela modéstia e escrúpulo, que despertaram a simpatia e a amizade de todos. Até os adversários admiravam seu caráter e respeitavam-no como cientista. Darwin morreu de um ataque cardíaco em Down, a 19 de abril de 1882. Foi enterrado na abadia de Westminster, por solicitação expressa do Parlamento britânico.
Evolução
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
 
 
B.     O CRIACIONISMO BÍBLICO

As escrituras sagradas descrevem em Gênesis 1-26 e 27 , e 2:7 21 a 23, a criação do homem, onde o primeiro homem Adão que no Hebraico Âdam, significa avermelhado, ou aquele que foi feito de adamah ( terra ) e que tem a pele da cor de edom ( Vermelho ), por causa do dam ( Sangue ).
 
Não podemos entender que o homem seja apenas uma criação de Deus, o homem é mais que uma criatura, pois existe entre o homem e Deus uma relação mais profunda, mais significativa, o homem foi criado para viver numa situação familiar com Deus, numa íntima comunhão.
 


A) UM CONSELHO CELESTE NA CRIAÇÃO DO HOMEM

Quando Deus criou o homem de acordo com Gênesis 1:26-27, aconteceu uma reunião celeste, um conselho no céu, para determinar a criação do ser humano, talvez para cuidar de detalhes da criação, como seria o homem física e espiritualmente, a bíblia descreve a palavra FAÇAMOS, o que comprova a realização deste conselho celeste, e podemos chegar a algumas conclusões:
 
Esta reunião definiu:
 
1.     A criação do ser humano.
2.     A estrutura física do homem
3.     A estrutura espiritual do homem
4.     Os objetivos de Deus para com o homem.
 
A.    A CRIAÇÃO DO HOMEM DIFERE DAS OUTRAS CRIAÇÕES

Quando Deus criou os animas, os peixes as estrelas, o sol e a lua, Deus utilizou o verbo, a palavra para criar tudo no universo infinito e na terra, exemplo: E disse Deus haja luz. E disse Deus haja um firmamento no meio das águas. E Disse Deus haja luminares no firmamento do céu. Gênesis 1:3, 7, 14. , mas na criação do homem Deus utilizou de material já existente para fazer o corpo físico, e na parte espiritual soprou em suas narinas, e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7.
 
C: O HOMEM FOI CRIADO SUPERIOR AOS OUTROS SERES VIVOS

Quando Deus criou o homem, ele já havia criado todos os outros seres vivos, as plantas, os peixes, os animais, e por isso Deus fez o homem superior a tudo o que existia até então, e os deu ao homem, e disse dominai sobre os peixes do mar, sobre todas as aves do céu, e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Gênesis 1:28, o homem desde a sua criação já era superior a tudo na terra , entre o homem e as demais criaturas existiam uma grande diferença, o homem possuía um nível muito elevado intelectual, moral e religioso. Gênesis 1:31, 2:19-20, Salmo 8: 4 a 8
 
D: AS FUNÇÕES DO SER HUMANO
 
FUNÇÃO
REFERÊNCIAS
Dominar a Criação
Gn 1:27-28, 9.2, Sl 8.4-8, Hb 2.5-9
Multiplicar-se e Povoar a Terra
Gn 1.28, 2.24, 9.1-7
Alimentar-se
Gn 1.29, 9.3-4
Trabalhar, Cultivar e Guardar o Jardim
Gn 2.15
Obedecer a Deus
Gn 2.16-17
 
Todos os instintos básicos, que fazem parte da natureza humana, são meios pelos quais o homem é capaz de cumprir as suas funções de maneira natural, sem que as mesmas pesassem sobre ele como fardo. Deus colocou esses desejos no homem para que não houvesse necessidade de que as pessoas cumprissem as suas funções maquinalmente, sem que isto proporcionasse certo prazer. Pelo motivo de proporcionarem prazer, estes desejos, embora não sendo errados em si, podem ser desvirtuados e corrompidos. É importante notar que as tentações de Eva no paraíso, não ocorreram porque ela teve qualquer maldade, mas o diabo a tentou naquilo que ela desejava naturalmente.
 
INSTINTOS
NATURAIS
PECADO
O Desejo de Dominar
Gn 1.28b, Sl 8.6-8
Soberba da Vida
O Sexo
Gn 1.28a, 2.24
Depravação Sexual
O Desejo de se alimentar
Gn 1.29, 3.6
Excesso, Glutonaria
O Desejo Estético
Gn 2.9a, 3.6
Cobiça dos Olhos
 
O homem tinha que se multiplicar, para povoar a terra a fim de dominá-la. É importante observar que devia dominar a terra, mas não como se fosse o seu dono. Porque toda a terra pertence ao Senhor (Lv 25.23, Sl 24.1, 1 Co 10.26). O homem não é "dono" da criação, e sim, "MORDOMO DE DEUS", com a função de tomar conta das obras das suas mãos.

3 A Natureza do Homem Segundo a Bíblia
 
De acordo com as sagradas escrituras o homem possui dupla natureza, ele é corpo físico , e este corpo físico possui um Espírito. Gênesis 2:7, I Coríntios 2:11, Tiago 2:26.
O homem foi formado do pó da terra, e assim o corpo humano é formado por material inorgânico, que recebeu um tratamento plástico de Deus, o criador da terra, a palavra hebraica para formou é yêtser que significa, Deu forma, modelou , ou seja recebeu a ação de um artista plástico que dá ao barro a forma que deseja.
 
No momento em que Deus criava o homem, o criador já o preparava fisicamente para obedecer a vontade divina, tais como:
 
o     Multiplicar-se
o     Povoar a terra
o     Dominar os peixes , aves e animais.
o     O amor
 
E assim o criador já colocou no corpo humano , tudo que seria necessário para cumprir os ideais divinos, pois o homem para se multiplicar, necessita primeiro possuir desejo sexual, e depois prazer sexual, e depois o esperma para fecundar o óvulo da mulher, para que enfim possa Ter o filho, e assim acontece com tudo o que o homem possui, e tudo isto foi previsto, em nada o criador falhou, não houve testes, não houve cobaia, o primeiro homem já era dotado de tudo aquilo que Deus planejou para sua existência
 





A NATUREZA FÍSICA

O homem física do ser humano é diferente de todos os demais seres vivos, embora alguns cientistas tentam afirmar na semelhança com o macaco, mas também o homem não se parece com seu criador no aspecto físico, visto que Deus é espírito, e espírito não possui forma, a natureza física do homem foi criada única e especialmente para o homem, nem Deus, nem os anjos, nem os animas deste planeta possuem características parecidas, e mesmo o Cristo que assumiu forma humana , em muitas vezes na bíblia apresenta outras formas para se apresentar, tal como em Apocalipse 5:6 Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes, e entre os anciãos, em pé, um cordeiro, como havendo sido morto, este texto apresenta os vinte e quatro anciãos que apresentam forma humana, os quatro seres viventes do céu, que nossa linguagem não podemos conhecer sua aparência física, ou seja em três grupo físicos, a visão celeste de João apresenta três grupos diferentes de aparência física, onde Cristo aparenta ser um cordeiro e não um homem tal como os vinte e quatro anciãos. Em apocalipse 22:1, apresenta o novo céu e a nova terra, onde o apostolo São João vê um rio que procede do trono de Deus e do cordeiro, porque Cristo aqui também possui a aparência física do cordeiro e não de um Rei, visto que se fala de trono, como vemos, a aparência física do homem foi criada exclusivamente para o homem e para mais ninguém
 
A: DEUS ASSUMIA FORMA HUMANA NA ANTIGUIDADE

No velho testamento por muitas vezes Deus para se comunicar com o Homem assumiu a forma humana, isto é muito compreensível se entendermos que Deus é um ser espiritual e o homem um ser material, dois mundos diferentes e opostos um do outro, e por isso quando houve a necessidade de Deus se revelar aos homens no velho testamento, Deus assumiu a forma humana, e com isto conseguiu se revelar ao homem. Gênesis 18 1 a 32, Gênesis 32:24 a 29
 
B: DEUS ASSUMIA FORMA HUMANA NA TEOFANIA

Por muitas vezes Deus para se revelar aos homens usava de diversos métodos :
 
1) Visões subjetivas
É Quando Deus se revela ao homem e este não esta consciente, é por exemplo o caso da visão de Jacó Gênesis 28:10 a 17, ou o sonho de José São Mateus 1:18 a 25.
 
2) Visões objetivas
É quando Deus se revelava ou se comunicava com o profeta, e o mesmo estava consciente, neste caso dava o que os Teólogos chamam de Teofania, que significa aparições divinas.
 




C: DEUS ASSUMIU FORMA HUMANA EM CRISTO

É significativo o fato de que Deus, dispondo de muitas maneiras para se revelar, tenha escolhido a ENCARNAÇÃO HUMANA, como expressão máxima de sua revelação. Hebreus 1:1 a 4
Se Deus tinha em vista a encarnação de seu filho para a salvação do mundo I Pedro 1:19-20, as formas de revelação em sonhos, visões subjetivas e objetivas facilitaram a identificação de Deus em Jesus Cristo, assim o homem feito a imagem de Deus podia entender um Deus que se fazia a imagem do homem.
 
 
4- Natureza Espiritual
 
 
De acordo com Gênesis 2:7, Deus fez o Homem do pó da terra, e soprou em suas narinas, e o homem se tornou alma vivente, a palavra soprar no Hebraico é napach, e indica a ação de por o ar em movimento, o ar em movimento é vento, ( quem assopra faz vento ).
 
A palavra vento no hebraico é ruach , e indica uma energia vital superior, e é traduzida por Espírito, ou seja , o Espírito existe, tem personalidade, pode viver fora do corpo, é imortal, faz parte da divindade de Deus.
 
Como vimos no capitulo anterior , o homem de acordo com a bíblia foi criado por Deus de forma especial, diferente das demais criações divinas, não se assemelha a nenhum animal , o homem fisicamente é dotado de inteligência, autoridade, domínio, poder de decisão, entre outros, mas existe algo que o faz muito acima de qualquer outra criação divina, o homem possui uma natureza espiritual, o seu corpo físico foi feito do pó da terra, e Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e então o homem se tornou alma vivente, e isto mostra a natureza espiritual do homem, ele não possui apenas corpo como os animais, mas possui também espírito, e de acordo com os grandes estudiosos de Antropologia Bíblica, o homem possui Corpo e Alma, o que chamamos de DICOTOMIA, mas muitos outros estudiosos do assunto entendem que o homem Possi Corpo, alma e Espírito, o que chamados de TRICOTOMIA.
 
No estudo de Antropologia Bíblica, o ponto que mais tem causado polemica entre os evangélicos, é no tocante a Natureza Espiritual do homem, há uma grande corrente de pensamentos que defende a tese de que o homem é TRICOTOMO, mas de outro lado há também uma grande quantidade de pessoas que crêem que o homem seja DICOTOMO, sendo esta questão a que mais tem dividido os estudiosos do assunto, geralmente quando se fala em Antropologia Bíblia a primeira pergunta a se fazer é : O homem é Dicotomo ou Tricotomo ? , é esta grande discussão é feita com base na mesma fonte de respostas para as duas correntes de pensamentos, a Bíblia, uns interpretam de uma forma, e outros de maneira bem diferente, o mesmo texto bíblico que para uns serve como resposta, para outros serve como polemica, mas buscando dar um parecer sobre as duas correntes de pensamentos iremos estudar ambas.
 
DICOTOMIA

Aqueles que crêem que o homem é Tricotomo, defendem a tese de que o homem é formado por duas substancias, a natureza física (Corpo) e a natureza espiritual (Imaterial ou espírito), a Dicotomia crê que alma e espírito são a mesma coisa, não diferenciando em nada, porém se confundindo em algumas passagens bíblicas que apresentam ora alma, ora espírito, mas tanto um como outro se referem a mesma coisa, e nisto se baseiam nas seguintes passagens das sagradas escrituras:
 
São Mateus 10:28 Não temais os que podem matar o corpo, e não podem matar a alma, temeis antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo.
 
Atos 2:31 Nesta previsão disse da ressurreição de Cristo que a sua alma não foi deixada na morte, nem a sua carne viu a corrupção.
 
Para os Dicótomos estes textos fazem menção tanto a alma, quanto ao espírito.
 
TRICOTOMIA

Esta corrente de pensamentos acredita que o homem é formado por trez partes, ou seja Corpo , alma e espírito, com base nas seguintes passagens das escrituras sagradas:
 
Hebreus 4:12 A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
 
Aqui entendemos que a divisão de que trata este versículo, se refere a divisão Espiritual do Homem, isto é , dividindo a alma do espírito, podemos entender melhor , quando ouvimos alguém dizer que esta em atrito interior, deseja algo, mas sabe que não deve fazer, ou então quando o corpo físico esta bem, mas mesmo assim se sente desanimado, triste, amargurado, e ora ou outra quer reagir a esta amargura, isto mostra uma vida espiritual superior ao estado da alma, é o caso do Salmo 43:5 Porque estas abatida, óh minha alma ? , porque te perturbas dentro de mim ? espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu salvador e Deus meu.
 
I Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso Espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Quando o texto de Gênesis 2:7 diz que o homem se tornou alma vivente, quer dizer que o homem possui o corpo, o Espírito é o vento soprado em suas narinas, e isto produziu uma terceira parte, chamada de Alma vivente, demonstrando assim que o homem possui duas natureza, uma física e outra espiritual.
 
 
Física
é igual ao Corpo.
Espiritual
é igual a Espírito e Alma.
 
 
E dentro desta Triunidade do homem, cada cada parte possui uma função específica, entendendo que Deus o criou tricotomo com o objetivo de cada uma dessas partes tivesse um diferentes mas com o mesmo objetivo dentro do homem, ou seja o espírito tem função diferente da alma e do corpo, mas o objetivo dos três é o mesmo, que é dar vida , capacidade intelectual, poder de escolha, autoridade, obediência, estética, sentimentos divinos tal como o amor, respeito, arrependimento, etc...
 


AS FUNÇÕES DO CORPO

A parte física do homem é totalmente material, como a palavra diz é apenas corpo, foi feito do barro, e para o barro voltará Eclesiastes 12:7 , não necessita de julgamento de Deus, pois o corpo, não tem poder de decisão dentro do homem, ele apenas executa as decisões da alma, o corpo não tem vida após a morte, e serve apenas para esta vida, dentro desse mundo.
 
O corpo humano que recebemos ao nascer não será o mesmo corpo que o homem terá após o arrebatamento da igreja, na eternidade futura, o corpo após o arrebatamento da igreja e a ressurreição dos mortos de que trata o Apostolo São Paulo em I Corintios 15:49 a 54 " e nós seremos transformados " e assim entendemos que o corpo humano passará por uma grande transformação no arrebatamento da igreja, e assim os salvos em Cristo receberão um corpo glorioso Filipenses 3: 21, desta forma o corpo daqueles que forem arrebatados não voltará ao pó da terra, mas também não serão os mesmos, serão transformados para ser um corpo celestial, pois existe corpo material e corpo espiritual. I Coríntios 15:44.
 
Quando Deus criou o Homem, ele já o fez com instintos, capacitando-o para realizar os desejos divinos para o qual foi criado, e este instinto, Deus colocou no homem, ele já nasce com esta capacidade, é uma herança, um Dom divino, alguns estão no corpo, e outros na alma e no Espírito.
 
Estes instintos naturais dentro do corpo humano servem para dar qualidade a vida do homem, e ao mesmo tempo lhe qualidade para tudo que o homem fizer para o criador, um exemplo disso é o instinto da estética, que através dele o homem pode perceber a beleza e perfeição de qualquer coisa, bem como a imperfeição.
 
 
Através do corpo humano o homem pode:
 
1.    Se alimentar fisicamente
2.    Se movimentar
3.    Ouvir
4.    Enxergar
5.    Se reproduzir
6.    Trabalhar ( Cultivar o Jardim do Éden )
7.    Dominar ( Dominai sobre os animais da terra )
8.    Estética ( E viu Deus que era bom ) Etc..
 

AS FUNÇÕES DA ALMA

A alma possui relação com a parte material do homem ( corpo ) e a parte espiritual ( Espírito ), é como o meio termo, não é nem totalmente carne, e nem totalmente espírito, mas possui tendências a carne e tendências ao espírito, assim o homem pode perfeitamente viver num corpo físico material e obedecer a um Deus espiritual.
 
A alma dentro do corpo é a personalidade do homem, é a sua capacidade de pensar, decidir, sem a alma o corpo não vive, pois é a alma que dá qualidade de vida ao corpo, é a alma que planeja, pensa, dá ordens ao corpo para se movimentar, falar, ouvir, etc...
 
As funções da alma dentro dentro do corpo:
 
1-Pensar    2-Decidir    3-Organizar    4-Comandar o corpo    5-Amor    6-Fé    7-Consciência    8-Arrependimento
9-Tristeza    10-Ira    11-Perseverança , Etc..
 
AS FUNÇÕES DO ESPÍRITO

O espírito dentro do corpo humano é a relação do homem com a vida espiritual, entendendo que o homem não é apenas corpo, matéria, mas também possui relação com o mundo espiritual.
 
Quando Deus criou o homem ele o fez do pó da terra, e soprou sobre o corpo de barro, e este sopro produziu alma vivente, assim entendemos que a junção do corpo mais espírito ( sopro de Deus ) produziu a alma vivente, assim o homem possui uma tri-unidade, Corpo, alma e Espírito. Isaías 57:16.
 
O corpo humano como já escrevemos, foi feito por Deus do pó da terra, porém o Espírito, não foi feito, mas Deus deu de si ao homem, o sopro de Deus no homem, foi como um verdadeiro presente, Deus permitiu ao homem Ter em si parte do criador, tanto é que quando o corpo morre, este sopro de vida, o espírito volta ao criador Eclesiastes 12:7, pois ao contrario do corpo e da alma, o espírito não se desfaz, e nem esta sujeito a julgamento, ou condenação espiritual mas conhecido como inferno, devido o Espírito ser totalmente divino, ele não foi criado de Deus, ele é parte de Deus, e por isso na morte do corpo, o espírito volta ao criador que o deu, ou seja enquanto vive o corpo, parte de Deus vive com ele.
 
Sendo o Espírito a relação espiritual dentro do corpo humano, as funções do espírito dentro do homem é dar a ele a direção de Deus para a vida do homem, é o espírito que mostra a vontade de Deus na vida humana, na verdade o Espírito busca orientar a alma para que tome decisões dentro da vontade de Deus, um exemplo disso vemos em Salmos 43:5, onde o Salmista mostra o Espírito repreendendo a alma, e dando conselhos a mesma para permanecer fiel a Deus , neste caso não podemos falar que é o corpo que fala a alma, pois o corpo é apenas lugar de morada da alma, mas sim o espírito.
 
 
O Evangelho de Jesus Cristo tem dois mandamentos que em si resumem toda a lei dada a Moisés, isto porque toda a Lei foi feita buscando trazer ao homem o conhecimento de seus deveres emocionais perante o seu próximo, são estes os mandamentos de Nosso Salvador Jesus Cristo descritos em São Mateus 22:37-39
 
         Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento
         Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
 
Porque Jesus deu um mandamento de amor ? o amor como muitos pensam não é um sentimento que entra em nossos corações ? porventura o homem pode Ter controle sobre seus sentimentos ? se o homem não pode controlar os sentimentos então este mandamento nunca poderá ser cumprido, mas se homem pode controlar, então ele pode escolher a pessoa para expressar seus sentimentos, inclusive a Deus.
 
Observando este ponto de vista iremos estudar alguns temas que cuidam dos sentimento do homem, tais como:
 
o        A mente humana
o        O Coração
o        A consciência
o        O Livre Arbítrio
 
5 As Teorias da Origem do Espírito
 
 
Muitos Antropólogos bíblicos tem debatido sobre a origem do Espírito e a alma dentro do homem, sabe-se que em Adão Deus soprou sobre suas narinas, mas a partir de Adão como tem acontecido para que o Espírito e a alma pudessem estar nele, se a alma é a personalidade do homem, como ela nasce dentro do corpo humano, o corpo sim é gerado através de uma relação sexual, mas e a parte espiritual do homem, e sua alma, como acontece sua aparição dentro do corpo humano, e o caso de Eva, o corpo foi feito de uma costela de Adão, mas e a alma, e o espírito, Deus não soprou em suas narinas também; A resposta para tais perguntas tem surgido muitos debates, e há muitos pensamentos sobre o assunto, mas buscando dar um maior entendimento sobre o assunto, daremos vários pensamentos sobre a origem da alma e espírito dentro do homem.
 
Emanacionismo
Ensina que o Espírito vem ao homem no ato da fecundação, enviados por Deus, ou seja, a alma e o Espírito do homem já existem no céu, e a medida que nasce uma criança, Deus escolhe um deles e os envia até o corpo da criança no útero da mãe.
 
Transmigracionismo
Ensina que o espírito nasce com o ser vivo em escalas zoológicas inferiores e vai reencarnando em espécies superiores, passando pelo homem até atingir um grau de perfeíção moral.
 
Criacionismo
Aqueles que crêem no Criacionismo defendem a tese de que a alma e espírito é produto da criação de Deus, ou seja para cada criança que nasce Deus cria um espírito e uma alma para a mesma, é como se Deus soprasse sobre cada criança a nascer, criando a sua alma e espírito , isto baseado em Hebreus 12:9, Isaías 57:16 Eclesiastes 12:7, e se Deus é o pai dos espíritos, somente ele pode criar uma nova alma.
Traducionismo
Esta linha de pensamentos ensina que o homem transmite aos filhos não só os traços de aparência física, como a cor da pele, tipo sangüíneo, altura, cor dos olhos, cabelo, etc... Mas também o homem pode gerar a alma e espírito dentro do corpo humano, entendendo que primeiro Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, e ao soprar sobre o homem o espírito de vida, lhe deu capacidade para se multiplicar, tanto no corpo, como no espírito.
 
 
6 O Homem como a imagem de Deus
 
Em Gênesis 1:27 diz que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, mas esta semelhança é física como muitos acreditam ser, que Deus tem um corpo semelhante ao do homem, com duas pernas, dois braços, olhos, nariz, coração, cabelo, etc., Deus sendo Espírito teria uma aparência semelhante ao corpo físico do homem ?.
 
O pensamento de que o homem tem a imagem e semelhança de Deus no sentido físico é muito antigo, nos tempos do Apostolo São Paulo o mesmo já encontrou esta dificuldade Atos 17:28 a 30, na verdade o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, e assim a possui até os nossos dias I Coríntios 11:7, mas isto se refere aos traços morais e intelectuais do homem e de Deus , por exemplo:
 
 
O Homem foi criado justo
Deus é justo
O Homem foi criado obediente
Deus vela pela sua palavra para que se cumpra
O Homem foi criado sem pecado
Deus é santo
O Homem foi criado em amor
Deus é o amor
O Homem foi criado com a capacidade de se arrepender
Deus se arrepende
O Homem foi criado misericordioso
Deus é misericordioso
O Homem foi criado com a capacidade de perdoar
Deus nos dá o seu perdão
 
 
Os reformistas da igreja, como Martinho Lutero e Calvino tinham posições diferentes sobre a imagem e semelhança de Deus no homem, a igreja católica também expressa sua opinião diferente tanto dos Luteranos como também dos Calvinos, mas mesmo no catolicismo existem divergências quanto a esta questão, o que mostra que qualquer posição é interpretada de maneira diferenciada no meio cristão.
 
O conceito mais aceito no meio Cristão é que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus no sentido espiritual, porém após o pecado de Adão, o pecado manchou esta imagem divina no homem, e com isto alguns traços da imagem de Deus no homem foram perdendo o valor, isto é melhor compreendido ao ver o pecado crescendo, e os valores morais perdendo o valor, e ver que o homem após o pecado tem uma facilidade muito grande de não cumprir suas palavras, de desrespeitar o próximo, e desobedecer ao seu criador, será que os homens de nossos dias ainda são a imagem e semelhança de Deus ? , a resposta é não, pois somente a obra expiatória de Cristo poderá recuperar a imagem de Deus no homem, mediante o arrependimento dos pecados, assim quando o homem recebe o amor de Cristo, o Apostolo São Paulo afirma que o homem passa a ser uma nova criatura, II Coríntios 5:17, A palavra nova criatura quer dizer que a primeira criação já não mais existe, a imagem do pecado que restou de Adão deixa de existir, e assim em Cristo o homem passa a ser novamente a imagem de Deus, pois tudo se faz novo.
 
O HOMEM FISICAMENTE NÃO É A IMAGEM DE DEUS
 
Em Gênesis 5:3 responde a muitas perguntas que o homem sempre questionou, um exemplo claro é o caso dos homossexuais que dizem ser afeminados, mas que já nasceram assim, é um sentimento que possuem, mas que não tiveram opção de escolha, já nasceram com ele, e dizem que Deus os fez assim , se é um erro, este erro é de Deus, pois foram criados por Deus, e portando criados nem homem e nem mulher, mas um corpo de homem, com sentimentos de mulher, vendo desta forma a culpa é toda de Deus.
 
Mas este texto nos mostra que Adão gerou a sete seu filho a sua imagem e semelhança, a imagem de Adão e não a de Deus, mas porque o texto não mostra a imagem de Deus e sim a de Adão, porque não fala que foi Deus quem fez a sete, e sim Adão que o gerou; Isto acontece porque a única pessoa que Deus fez foi Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher, e depois deles Deus não fez mais ninguém, o primeiro homem tinha a imagem e semelhança de Deus porque assim Deus o fez, mas também Deus deu ao homem o poder de se reproduzir " Crescei e multiplicai ", ou seja Deus fez a matriz para o homem se reproduzir, e daí em diante o homem faria o resto, e este primeiro sim foi criado perfeito, a imagem e semelhança de Deus, mas como Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles perderam a imagem de Deus, ficaram desfigurados, sem aparência, desnutridos da imagem da perfeição, e passaram a possuir a imagem da imperfeição, e quando começaram a se multiplicar, seus filhos tinham a imagem e semelhança da desobediência, a aparência do pecado e não a semelhança de Deus conforme diz o texto: " E Adão gerou um filho a sua imagem, conforme a sua imagem " , e assim sendo a primeira criança a nascer já possuía a semelhança do pecado, e como o homem continuou a pecar, a desobediência a Deus se multiplicou, os homem começaram a gerar filhos ainda mais distantes da imagem de Deus, pois os filhos sempre eram e são a semelhança do pai pecador, ainda que seja mais pecador que o primeiro homem, e desta forma quando uma criança nasce com uma doença, com defeitos na personalidade ou fisicamente não podemos culpar a Deus, mas sim a nossa ascendência, os nossos antepassados são os grandes culpados de tamanha diferença entre nós e a perfeição ( a imagem de Deus ) .
 
Quando Deus viu o homem nesta situação, gerando filhos conforme a imagem e semelhança da doença, do pecado, Deus resolveu resgatar a sua imagem no homem que criou, e por isso enviou Jesus Cristo a este mundo, para mostrar ao homem a imagem da perfeição, assim Cristo morreu por nossos pecados procurando nos tirar o pecado do homem e tirando a desobediência dar ao homem a imagem do perfeito, e quando o homem aceita o sacrifício de Jesus Cristo, Deus assim dá um destino certo para aqueles que o aceitam, ele nos predestinou a sermos conforme a imagem de seu filho Jesus Cristo , Romanos 8:29, e quando este homem aceita a Cristo, em sua mente e coração Deus já começa a recuperar a imagem da perfeição, isto porque mesmo estando num corpo corruptível, I Coríntios 15:53, o homem pode perfeitamente reprovar as obras da carne, o homem pode e deve crucificar os seus pecados Romanos 6:6 a 12, vivendo em novidade de vida Romanos 6:4, e assim quando a mente do homem pune o pecado que cometeu, então assim Deus recuperou sua imagem na mente do homem, e um dia, no arrebatamento da igreja então enfim Deus terminará a obra de redenção em nossa vida, Filipenses 1:6, neste dia Deus irá resgatar a sua imagem de perfeição tanto na vida espiritual como no corpo físico do homem, pois de acordo Dom o Apostolo São Paulo o corpo físico que hoje é corruptível será revestido da incorruptibilidade, o corpo mortal será revestido da imortalidade, I Coríntios 15:54, então a morte será derrotada, e o homem que aceitou o sacrifício de Cristo receberá um corpo glorioso Filipenses 3:20-21, então o homem será novamente a imagem e semelhança de Deus.
 
 
7 Caracteres Psíquicos
 
 
É freqüente na bíblia, a maneira de identificar uma pessoa com outra por causa da semelhança de traços da personalidade. O comportamento do indivíduo, suas tendências e caráter, são retratados em termos genéticos, hereditários ou de família.
 
1.      O indivíduo de mau caráter, de más intenções é chamado de filhos de Belial Juízes 19:22 - I Samuel 1:16 e 25:3-25 Deut. 13:13, II Cor. 6:15.
 
2.      Quem profere mentiras é chamado de filho do diabo São João 8:44, Atos 13:10, I São 3:8
 
3.      Os incrédulos são chamados filhos do mundo ou filhos da ira São Lucas 16:8, Efésios 2:3, Atos 23:15
 
4.      Judas Iscariotes se perdeu porque era filho da perdição S.João 17:12
 
5.      Os homens bons, fiéis a Deus crentes em Cristo são chamado de filhos da luz , filho do reino , filhos da paz , filhos de Deus, São Lucas 16:8, São Mateus 13:38, São Lucas 10:6, São Mateus 5:9, I São João 3:10
 
6.      O pai e seus filhos
 
O diabo é o
Pai da mentira
São João 8:44
Abraão é o
Pai dos crentes
Romanos 4:11-12
Deus é o Pai
Deus é o Pai
Deus é o Pai
Dos misericordiosos
Das luzes
Celeste
II Coríntios 1:3
Tiago 1:17
São Mateus 5:45
 
 
Isso quer dizer que a expressão imagem e semelhança, também demonstra uma identificação moral, envolvendo os conceitos de liberdade e responsabilidade.
 
LIBERDADE Gênesis 1:28 - 2:15-16

Liberdade é capacidade de locomoção, de ação e de decisão própria.
 
1.      Crescei, multiplicai-vos e enchei a terra
2.      Colocou o Homem no jardim para o cultivar
3.      De toda a árvore do jardim comerás livremente.
 
RESPONSABILIDADE

Responsabilidade é a capacidade de responder a um compromisso assumido. Deus quando criou o homem, ele lhe deu liberdade, mas esta liberdade não era absoluta, pois ao direito de liberdade, lhe impôs o dever da responsabilidade.
 
1.      Encher a terra é um Direito, mas sujeitá-la é um dever
Gênesis 1:28
2.      Cultivar o Jardim do Éden é um Direito, mas guardá-lo é um dever Gênesis 2:15
3.      Comer de toda árvore é um Direito, mas não comer da árvore do conhecimento é um dever. Gênesis 2:16-17
 
A liberdade repousa num fundamento moral que se chama dever . Ninguém tem direito a liberdade se nega o dever da responsabilidade.
 
 
8 O Destino do Homem
 
Dentre os diversos livros que mencionam a história da humanidade, Antropologia, etc..., a bíblia é a única que contem a origem do homem, de onde ele veio, como foi criado, o objetivo pelo qual foi criado, e ainda diz para onde ele vai, a bíblia é chamada de o livro completo, pois contem o passado, presente e futuro do homem.
 
Na sociedade em geral existem pensamentos variados sobre esta questão, as diversas religiões, os diversos níveis de conhecimento bíblico, as diversas classes sociais, a cultura diferenciada de cada região, fazem com que existam linhas de pensamentos dos mais variáveis possível, e assim daremos alguns dentre eles.
 
O DESTINO DO CORPO FÍSICO

Nesta questão não há muito a discutir ou a ensinar, o corpo humano, a carne, no momento da morte do homem, o corpo começa a se decompor, e sem vida a parte física conhece o sentido literal da palavra morte, de acordo com Eclesiastes 12:7, o corpo volta ao pó, de onde foi criado.
 
O costume de enterrar o corpo após a morte do homem, é um costume muito antigo, já aconteceu com os primeiros habitantes deste mundo, Abraão, Sara, Jacó, Raquel, etc..., todos foram sepultados Gênesis 23:4, 35:20, 49:30-31, 50:5, e este costume se estende até os nossos dias.
Ao contrario do que pensam muitas pessoas, não é o corpo que poderá ser lançado no inferno, ou mesmo ser salvo, pois o corpo não tem poder de decisão, e assim não se pode julga-lo, condena-lo, é a alma que comanda o corpo, e não o corpo que comanda a alma, a condenação do corpo é a morte física do homem, mas isto já é o suficiente, esta morte física é uma punição pelo pecado que Adão e Eva cometeram, e não a punição da alma do individuo.
 
A IMORTALIDADE DA ALMA

A alma possui natureza espiritual, é muito conhecido como a consciência do homem, e por isso entendemos que a alma é eterna, não existe extinção da alma, o pensamento mais popular que diz " Morreu, acabou ", I Coríntios 15:32, não é a expressão da verdade, pois não se pode matar a alma, a alma pode se separar do corpo no momento da morte física, mais matar a alma, isto é impossível. Em Apocalipse 20:4 fala sobre a alma daqueles que foram degolados por amor a Cristo, o corpo foi degolado, mas a alma ainda vive.
A alma é a parte intelectual do homem, é a alma que possui os poderes de decisão dentro do corpo, é ela que obedece ou não a Deus, é ela que decide consagrar se a Deus, ou menosprezar os conselhos do Espírito, e por esta razão a alma receberá julgamento pelos atos e decisões que tomou enquanto ainda vivia o corpo.
 
Na bíblia encontramos o exemplo da Parábola do Rico e Lazaro São Lucas 16:19 a 31, ambos viviam no mesmo mundo, e na mesma época, eram separados pela classe social em que viviam, e pela fé que possuíam, e quando morreram, ambos continuaram separados, o corpo se desfez, mas a alma continuou a viver fora do corpo, não neste mundo, mas num mundo espiritual, notemos agora alguns pontos nesta passagem bíblica:
 
APÓS A MORTE DO CORPO A ALMA CONTINUA A VIVER

Após a morte do Rico e de Lazaro, ambos ainda podiam pensar, apreciar, viver bem ou mal, Lazaro de acordo com os ensinamentos bíblicos, tanto Lazaro como rico, estavam bem conscientes, tinham lembranças de suas vidas antes da morte, sabiam onde estavam, o rico demonstrou conhecer a Abraão e também a Lazaro, e também demonstrou arrependimento.
 




A ALMA NÃO PODE VOLTAR AO CORPO

Esta historia mostra que a alma é imortal, mesmo havendo a morte do corpo, o homem continua a possuir o poder de pensar, enxergar, conversar, falar, arrepender, porém mesmo havendo arrependimento a alma não tem o poder de voltar a viver no corpo, mesmo que seja em um outro corpo qualquer, isto não lhe é possível, o Rico pediu a Abraão que lhe permitisse voltar a vida, que ressuscitasse, afim de que pudesse avisar seus irmãos para não cometem o mesmo erro que ele, porém isto não é possível a alma.
 
O DESTINO DA ALMA

Enquanto Lázaro estava no seio de Abraão, o paraíso de Deus, que também Jesus prometeu ao ladrão na cruz , São Lucas 23:43, o Rico que neste mundo teve uma vida em desobediência, estava no Hades, um lugar de tormento, de angustia, e de muita dor, lá a sede é imensa, e as lembranças dos erros desta vida são constantes, o desejo de voltar ao passado estão ao todo momento, porém isto não é possível.
 
Existem dois destinos para a alma, um para os salvos em Cristo, e outro para aqueles que rejeitaram o amor de Cristo.
 
 
O DESTINO DAS ALMAS QUE ACEITARAM O AMOR DE CRISTO

O homem enquanto vive neste mundo, antes da morte física, ele tem a escolha de aceitar ou não o amor de Cristo, se ele o aceita, estará aceitando ir morar com Cristo , estar ao lado de Jesus, São João 17:24, 3:16 a 21, assim a alma daqueles que aceitam a Cristo estarão na luz para sempre, no momento da morte física, no mesmo instante vão para o paraíso, São Lucas 23:43, um lugar de gozo espiritual, um lugar de alegria.
 
O Paraíso é um lugar de espera até o arrebatamento da Igreja, pois neste dia Jesus Cristo virá até as nuvens e todos os mortos que morreram em Cristo, ressurgirão num corpo incorruptível, um corpo glorioso, Filipenses 3:21, I Coríntios 15:12, e 51-52, e daí para frente estarão para sempre junto do Senhor , seja no reinado de Cristo no milênio Apocalipse 3:21 e 20:4, e na eternidade futura a nova Jerusalém, Apocalipse 21.
 
O DESTINO DAS ALMAS DAQUELES QUE NÃO ACEITARAM O AMOR DE CRISTO

Aqueles que rejeitam o amor de Cristo, rejeitam a vida, a luz, a salvação da alma, Cristo é a luz do mundo, é a única opção de vida para a alma, e se alguém o rejeita, esta rejeitando a vida eterna, São João 5:27 a 29, e 6:47.
Ap 20.15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
 
Retirado de http://www.palavraviva.org.br/antropol.html
 
Espírito - Alma - Corpo.
         No estudo passado, vimos como Deus formou o homem e como o homem se compõe: Espírito, Alma e Corpo. Veremos agora como cada parte é individualmente e como interagem entre si.
·  Na tradução da Bíblia para o português, três palavras no grego foram traduzidas como vida, porém são palavras distintas ora significando vida no espírito, vida na alma ou vida do corpo.  
  # Vida no Espírito:  Zoé (Chay no hebraico), vida da qualidade de Deus, vida no espírito,
  vida eterna.
  # Vida na Alma:      Psyche (Nephesh no hebraico), vida racional, vida da alma, a vida do
  homem.
  # Vida no Corpo:    Bios, o presente estado de existência, vida natural, vida da carne   corrompida após o pecado.
 
·  Vemos que a Bíblia no original trata de cada parte especificamente e veremos que cada uma tem um centro pessoal e atributos também específicos, apesar da interação muito forte entre as partes. Podemos chamar de “vidas próprias”. Lembrar que ainda estamos falando do homem como foi criado originalmente.  a) Corpo
# Levíticos 17:11; a vida da carne está no sangue. Algumas traduções dizem: a alma da carne está no sangue, e isso traz muita confusão. O correto é a vida da carne está no sangue. Em várias passagens as palavras vida e alma se confundem.
         Levíticos 17:14; a vida de toda a carne é o sangue.
         Deuteronômio 12:23; o sangue é a vida.
         Gênesis 9:4; a carne com sua vida, isto é, o sangue.
·  Carne se refere ao corpo, portanto o corpo tem uma vida própria. Se uma pessoa se cortar os se ferir com muita perda de sangue, caso não for socorrida inclusive com uma transfusão de sangue, a pessoa morre. Porque morre? Acabou o corpo? Morre porque o que dá vida ao corpo na forma atual, é o sangue.
         Muitas vezes dizemos: a alma saiu do corpo e o corpo morreu. Muitas pessoas pensam assim, porque a alma saiu então o corpo morreu. Não é verdade. A Bíblia nos informa que porque o corpo morreu, a alma saiu.

# Gênesis 35:18; ao sair-lhe a alma (porque morreu)
Se fosse o contrário, ninguém cometeria suicídio. Como uma pessoa pode tirar a alma para morrer? A pessoa se suicida fazendo algo ao seu corpo.
         Estamos citando isso para entendermos que cada uma das três partes do homem são de certa forma centros pessoais com vida própria. A vida do nosso corpo está no sangue. É um centro pessoal com vida própria, o corpo tem uma vida do corpo.
         Quando o corpo deixa de ter a vida do corpo, a alma sai, porque o corpo morreu, parou de funcionar fisicamente falando, por velhice ou por algum problema. Então a alma sai pois não tem mais nada para fazer ali.
·  Mas o que o corpo faz? O corpo possui atributos que são só do corpo, p.ex., andar, beber água, etc. Apesar de não separar-se da alma nem do espírito para andar ou beber água, essas são funções só do corpo. Os cinco sentidos são funções exclusivas do corpo: ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar.
Agora quando digo: “eu te amo”, não é uma função do corpo, é uma emoção, está na alma.
b) Alma
         A alma é a manifestação do ser humano, sua personalidade. É formada por mente, emoção e vontade. O tempo todo estamos trabalhando nestas três áreas; meu intelecto (mente) está raciocinando, estou tendo algum tipo de emoção e a minha vontade é o que estou fazendo, o que escolhi.
         A vontade é o resultado do que a minha mente propôs; a vontade concretiza, manifesta o que se passa no meu intelecto e nas minhas emoções. Tudo o que faço é porque exerci vontade para cumprir. A alma é o centro dos nossos problemas.
         Com nossa alma é impossível compreendermos as coisas de Deus, pois Deus colocou o espírito para ter comunhão com o homem. O nosso intelecto está interligado com os nossos sentidos e, naturalmente, o intelecto quando raciocina ou quando quer entender alguma coisa, diz: “preciso ver”, “preciso entender como funciona”, “se não entender como vou crer? As coisas de Deus, espirituais, são pela fé. Você não vai ver nada, mas o intelecto pede para ver.
         Imaginem se todas as pessoas não se manifestassem, fossem como um poste; não abre a boca, sentimento nada, intelecto nada, vontade nada, isso seria nada. Seria um poste. O que faz você vir aqui? uma decisão na alma. O que fez você colocar essa roupa hoje? O que fez a sua vida estar no ponto em que está? O que faz você atrair ou não pessoas que gostam de você? O que faz você ter problemas ou sucessos? É as pessoas te olharem e te conhecerem, se relacionarem com você, conhecerem a manifestação do seu intelecto, vontade e emoções. A alma é a manifestação do homem neste planeta.
         A minha alma é o centro de comunicação com meus semelhantes. É nessa comunicação que vem amizade ou inimizade. É a manifestação de como eu sou, não tem nada com corpo ou espírito.
         Quando vou para um lugar tranqüilo, digo que me alegra, traz paz para minha alma; ou então digo que não gosto de tal lugar. O corpo e o espírito não têm nada com isso. É um sentimento, emoção, e sentimento é na alma. É verdade que o corpo será levado a ver coisas, será comandado pela alma.
         A alma tem também o seu centro pessoal, ela age e vive no intelecto (mente), nas emoções e na vontade. Na alma é que reside o nosso “livre arbitrium”, a nossa vontade que é soberana. Ela pode ser influenciada pelo corpo ou pelo espírito, mas é soberana; quando decido está decidido.
         Alma e corpo são muito interligados. Os cinco sentidos do corpo, ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar, são as janelas da minha alma. O que os cinco sentidos fazem, é levar informações para minha alma. Vejo, ouço, daí reajo na minha personalidade, na minha alma.
         Podemos dizer que somos o resultado do que vemos e do que ouvimos; por isso precisamos selecionar o que ver e ouvir para que a manifestação seja em padrão correto. Tudo entra pelo ouvido ou pelo olho, em situação normal, é levado para dentro e a minha emoção, minha mente, vão sendo treinadas para o bem ou para o mal, para rir ou ficar triste.
         Eu sinto, eu quero, eu penso, são ações na alma e só na alma. O corpo tem ações físicas, mas a alma se expressa através do corpo. Quando você está alegre ou triste e as pessoas olham para seu rosto, logo vão notar. O corpo reflete a nossa alma.
 # Provérbios 15:13; o coração alegre aformoseia o rosto
 # Provérbios 2:10~11

         Se a alma influencia o corpo, o corpo também influencia a alma. Há um intercâmbio muito grande entre alma e corpo. A Bíblia chama esse intercâmbio, esse relacionamento muito próximo, de homem exterior. É a manifestação da alma influenciada pelo corpo.
# II Coríntios 4:16; o nosso homem exterior se corrompe, vai envelhecendo, vai tendo problemas. Isso falando do homem caído, após o pecado.
         Já o nosso homem interior, a nossa alma influenciada pelo espírito, se renova de dia-em-dia. Isso para as pessoas que já aceitaram Jesus como Salvador, e têm um espírito novo, sem pecado. Veremos mais adiante que existe uma luta entre espírito e corpo, uma luta interna na nossa alma, para comando da alma.
         A alma influenciada pelo corpo, se preocupa com o mundo natural; recebendo informações através do corpo, ela reage para com o mundo natural, para com os nossos semelhantes. O espírito age e reage para com as coisas espirituais, com o mundo espiritual.
         A Bíblia define também o que se chama de homem natural (corpo + alma) e homem espiritual.
# I Coríntios 2:14~15; o homem natural não entende as coisas do espírito; portanto com a alma e corpo não é possível entendermos as coisas de Deus. Isso é básico para entendermos tudo.
·  O homem natural é assim chamado, pois a alma e o corpo se comunicam com o mundo natural, embora o espírito fique isolado, mas está ali o tempo todo. O homem natural não tem um espírito recriado, não tem assim a comunicação com o céu. Ele só entende o mundo natural, o que vê, o que pode explicar, o que entende.  
         Já o espiritual é aquele que tem o seu espírito recriado. I Coríntios 2:14~16, nos fala da diferença entre homem espiritual e natural. O verso 16 nos aponta que podemos ter a mente de Cristo. Com o nosso espírito recriado, nossa alma volta a condição de comando originalmente criado por Deus, e passa a ter um processo chamado santificação, para mudar o padrão para tudo o que Deus programou. É a transferência da vida de Cristo, do padrão da Palavra de Deus para nossa vida. É por isso que mudamos. Quando isso acontece, passamos a viver o que Paulo nos disse em:    # Gálatas 2:20


Tricotomia - Sobre Alma

1-  SOMOS ESPÍRITO< POSSUÍMOS ALMA< MORAMOS NUM CORPO
1 Ts 5. 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
2-  LUGAR DAS ALMAS PERDIDAS
At 2.31 prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção.
3-  HOMEM SE TORNOU ALMA
1 Co 15. 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 
4-  ALMAS QUER DIZER PESSOAS
At 2.40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa.
41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 
5-  A PALAVRA DE DEUS PENETRA NA ALMA
Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 
6-  DEUS TEM ALMA
Hb 10. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.    
7-  SALVAÇÃO NAS ALMAS
Tg 1.21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
8-  O QUE VOCÊ FARÁ AO FALAR DE JESUS PARA ALGUÉM.
Tg 5. 20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados
9-  INTERCESSÃO
2 Co 12. 15 Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas. Se mais abundantemente vos amo, serei menos amado?
10- EU USO A ALMA PARA FAZER AS COISAS
Gn 27. 31 e fez também ele um guisado saboroso e, trazendo-o a seu pai, disse-lhe: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que a tua alma me abençoe.
11- A ALMA SAI QUANDO MORREMOS
Gn 35.18 Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. 
12- O PECADO FAZ MAL A ALMA
Jó 27. 8 Pois qual é a esperança do ímpio, quando Deus o cortar, quando Deus lhe arrebatar a alma?. Após a morte segue-se o juízo
Ez 18.20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Pv 3. 36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. 
13- QUEM É SÁBIO PARA DEUS.
Pv 11.30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é. 
14- PROCURE LIVRAR OS OUTROS PARA QUE SUA ALMA SEJA LIVRE
Ez 3. 19 Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.

























Questionário



A TRÍPLICE MORDOMIA  -  CORPO, ALMA E ESPÍRITO

1- Em que´parte devemos ser plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO?
(    ) corpo e alma     (    ) espírito e alma     (     ) espírito, alma e corpo
Verdade Prática:

2- Na mordomia cristã quais constituintes da pessoa do cristão são administradas?
(     ) Material e intelectual     (     ) Material e espiritual     (     ) espiritual e sensorial
Introdução:

3- O que é tricotomia?
(     ) Tratamento da miopia     (     ) Tri-unidade composta de espírito, alma e corpo     (     ) Tri-unidade de DEUS

4- À imagem de quem fomos criados?
(     ) Do macaco     (     ) Do chimpanzé     (     ) De DEUS     (     ) De um micróbio
Tópico I - Descrição Bíblica Da Criação Do Homem:

5- Quais os dois relatos da criação do homem?
(     ) Gn 1.1-10 (imagem e semelhança) e Gn 5.7 (alma vivente)      (     ) Gn 1.26-28 (imagem e semelhança) e Gn 2.7 (alma vivente)

6- Para que foram previamente preparadas todas as coisas estabelecidas no planeta, na terra e nas águas?
(     ) Para sustento e satisfação do homem     (     ) Para divertimento e desleixo do homem     (     ) Para os anjos

7- A mulher foi criada para que, em relação ao homem?
(     ) Para satisfação sexual do homem     (     ) Para ser sua ajudadora  ou adjutora       (     ) Para objeto sexual do homem    
Tópico II - As Substâncias Material e Imaterial do homem:

8- O Corpo é expressão de que, no ser humano?
(     ) De seu Amor a DEUS     (     ) Da vida, a qual flui da alma humana     (     ) Do espírito

9- O corpo é sede de que, para manifestação ao mundo exterior?
(     ) Dos sentidos espirituais       (     ) Dos sentidos físicos    (      ) Dos sentidos imateriais

10- Como fica o corpo sem a alma?
(     ) Bem melhor     (     ) Vive para sempre     (     ) Inerte, sem vida, morto

11- O que causa a divisão entre o corpo e a alma ?
(     ) O nascimento     (     ) A morte     (     ) O amor

12- A alma e o espírito compartilham qual dimensão no ser humano?
(     ) Espiritual     (     ) Físico     (     ) Material     (     ) Espacial

13- Existe, biblicamente, diferença entre corpo, alma e espírito? Onde se vê isso, por exemplo?
(     ) Sim; 2 Ts 5.13      (     ) Não       (     ) Sim; 1 Ts 5.23
Tópico III - Homem, Bem Maior De DEUS Na Terra:

14- Qual o maior bem de DEUS, na terra?
(     ) O Animal     (    ) A Floresta     (     ) O Mar     (     ) O Homem     (     ) O Ouro

15- Através de que foi concedida a vida ao homem?
(     ) Do sangue dos animais     (     ) Do sopro de DEUS     (     ) Dos vegetais    

16- O que requer de nós a santificação de nossa vida, total, em nosso espírito, alma e corpo?
(     ) Nosso sacrifício     (     ) Amor incondicional a DEUS, consagração, zelo e separação     (     ) Alegria

17- Até onde penetra a palavra de DEUS em nosso ser?
(     ) Até a união entre alma e espírito, juntas e medulas 
(     ) Até a separação entre alma e espírito, juntas e medulas, parte imaterial e material
(     ) Até a separação entre alma e espírito, juntas e medulas, parte epitelial e social

18- Quais os dois lugares possíveis para a ida do corpo e da alma após a morte?
(     ) Purgatório     (     ) Paraíso (Céu) ou Inferno (e posterior lago de fogo)     (     ) Todos para DEUS e com DEUS

19- A quem prestaremos contas pelo que o corpo fez por aqui, na terra?
(     ) A satanás     (     ) À Igreja     (     ) A DEUS     (     ) Ao pastor
Conclusão:

20- Quais responsabilidades temos diante de DEUS?
(     ) Nenhuma     (     ) Imorais e físicas     (     ) Física, Moral e Espiritual








Nenhum comentário:

Postar um comentário